Por Alexandre Manetti*
Logo estaremos nos aproximando dos eventos de Moda em São Paulo, o que me leva a repensar a estratégia adotada por algumas marcas que participam desses eventos, ou ainda, o que algumas marcas fazem nesses eventos?
Esta uma velha indagação pessoal.
Do mesmo jeito que a maioria dos alunos das escolas de Moda querem ser estilistas (mal sabem eles que o mercado pode absorver mais facilmente os profissionais para a estrutura interna empresarial), os novos estilistas querem sempre participar de desfiles, como se este fosse o único objetivo profissional a ser conquistado.
Não estou me referindo a desfiles de formatura ou a desfiles que buscam novos talentos (um ou dois desfiles... depois chega... novos talentos terão que ter a sua chance). Estou me referindo aos eventos que insistem em convidar algumas marcas que não possuem nenhuma estrutura de organização interna empresarial, apesar de inúmeros anos no mercado de Moda e de várias participações nesses eventos.
Algumas marcas parecem existir somente para participar desses eventos... existem para fazer somente desfiles !!!!
Gostaria de chamar a atenção para o fato de que existem marcas que há anos realizam seus desfiles em grandes eventos e, durante todos esses anos, não conseguiram sequer formatar uma estrutura empresarial profissional (estrutura de vendas, de fabricação, de distribuição, de varejo etc.) capaz de promover o exercício de suas atividades empresariais de forma organizada e eficiente.
Todo o dinheiro que poderia ser destinado à contratação dos profissionais de marketing, de vendas, de administração, etc., é direcionado para os desfiles que, neste caso, contribuirão muito pouco para o crescimento da empresa.
Isto é um grande erro estratégico que o mercado não costuma perdoar.
O desfile serve para o estilista mostrar o seu trabalho de Criação e posteriormente os lojistas esperam receber esses produtos para vendê-los aos consumidores.
O mercado além de imagem necessita também de produtos com qualidade, de adequada distribuição, de atendimento de vendas, etc.
Os desfiles são importantes para implantar, reforçar e expandir a imagem de uma marca dentro de um mercado. Implantar não significa ficar 5, 6 ou 7 anos fazendo desfiles e simplesmente desfiles.
É sempre bom lembrar para os novos profissionais que estão entrando no mercado de Moda, as atitudes que podem ser adotadas como "postura profissional":
- Existem aqueles que fazem as coisas acontecerem;
- Aqueles que acham que fazem as coisas acontecerem;
- Aqueles que observam as coisas acontecerem;
- Aqueles que se surpreendem quando as coisas acontecem;
- Existem aqueles que não sabem o que aconteceu !!!!!!!
Espero que os novos profissionais reflitam sobre essas atitudes e optem ...
Foto: ...Existem aqueles que fazem as coisas acontecerem!
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
Vendedor ambulante (foto obtida no período de realização da Copa do Mundo de Futebol - 2002)
Alexandre Manetti é consultor de marketing de moda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário