Por Roberto Pires *
O verão 2001 será do artesanal fashion. Pelo menos, segundo os prognósticos da Etc&Tal, marca baiana de beachwear que criou uma exuberante e colorida coleção para as mulheres brilharem nos passeios de barco e mergulhos em piscinas e mares privilegiados. Para os dias quentes, ensolarados, os destaques circulam entre o nostálgico fuxico (resgate das vovós), bordados, crochê feito com tiras de Lycra, além de aplicação de cristais e miçangas.
Exemplo bem-sucedido é o biquíni amarelo com flores de PVC e continhas aplicadas na parte de cima. Afinal, este é o ponto de atração. "O busto está em evidência. É o que dá o tchan", ressalta a empresária Ana Paula Garrido, sócia da mãe, Tânia Garrido, na confecção e nas três lojas próprias em Salvador - instaladas nos shopping centers Iguatemi e Barra e uma terceira na rua Marques de Leão, onde funcionam também fábrica e escritório. São 11 anos de praia, fabricando biquínis, maiôs, sungas e acessórios. A empresa agrega 40 funcionários, responsáveis pela produção de seis mil peças mensalmente. Já começam a surgir interessados em franquear a marca, mas este é plano futuro, explica Ana Paula.
Com uma década de experiência, a Etc&Tal é uma marca em evolução nas passarelas baianas. As empresárias têm investido bastante em marketing, que, além de desfiles, inclui ainda folder, mala direta e catálogo eletrônico, enviado por e-mail para clientes cadastrados. O trabalho diferenciado da marca é resultado de pesquisas no exterior e desenvolvimento de estampas exclusivas. No momento, bordadeiras e "fuxiqueiras" trabalham a mil para entregar os pedidos locais e internacionais, oriundos do México, Estados Unidos, Portugal, Espanha e Itália. Ainda tímida, a empresa abre portas para este novo mercado. Ana Paula observa que a Internet facilita muito a comunicação. "Estamos até pensando em criar uma home page", adianta.
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Foto: Débora Paes ETC & TAL Verão 2001 | Foto: Débora Paes ETC & TAL Verão 2001 |
Passarelas da Soterópolis
Flashes nos recentes eventos de moda na cidade: top models nacionais desfilaram ao lado de modelos locais e de "gente do meio" e artistas, como Marcelo Gomes de São Paulo, que fez o make up/hair da modelada. Outra figura convidada, a cantora baiana Rebeca Matta emprestou seu estilo peculiar à camiseta Cavalera no fashion show da Aluminium, loja multimarcas dos descolados de Salvador.
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Foto: Débora Paes Barra Fashion 2000 | Foto: Débora Paes Barra Fashion |
Molecada fashion
As tendências da moda infantil também ganham espaço no Shopping Barra. Após a realização do Barra Fashion, em setembro, agora será a vez da Semana Barrinha de Moda, de 5 a 8 de outubro, com o casting local. Mais de 100 crianças vão apresentar, em clima lúdico, as novidades em roupas para a garotada de 3 a 12 anos. A produção de moda dos desfiles é assinada por Suzzi Argolo e Sônia Mota, com participação de alunas da Unifacs: Letícia Diniz, Linda Simões e Fabiana Teixeira. Entre as marcas presentes estão Zip Júnior, Lacoste, Super Kids e Cris & Nanda.
* Roberto Pires é jornalista de moda em Salvador.
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