*Por Aldo Clécius
Otavio Sampaio e Roney George estão aportados no Marcia Carvalho atelieur em Paris na rue de garde n. 2 Garbes Localizado em um bairro histórico que foi revitalizado pela prefeitura da cidade, o Atelieur abriga estilistas do mundo inteiro, focando principalmente em novos designers. Um dos diferenciais para a dupla de criadores baianos é que são os únicos que não residem lá e terão suas coleções comercializadas no local.
A dupla ficou conhecida no além mar, depois que um produtor cultural que atua em Paris espalhou material publicitário da dupla pela cidade. Ao chegar nas mãos de fashioinistas, logo os criadores foram convidados a comercializarem suas roupas lá.
Roney George voltou da França no último dia 10/09 constatando o sucesso comercial: “É interessante como as pessoas na França estão reconhecendo o design brasileiro e valorizando nosso trabalho. Ainda estamos no começo, mas sem dúvidas foi um passo importantíssimo para nós”, comemora ele.
Segundo Otávio Sampaio os pedidos foram desde as roupas conceituais, que eles já conheciam pelo material publicitário, até a linha comercial que inclui t-shirts, saias, jeans, e serigrafia. “A coleção conceitual já viajou toda, são 20 looks inteiramente pintados à mão e tinturados artesanalmente com um tecido 100% brasileiro”, comenta.
A segunda linha é de roupas menos conceituais, mas, com muitos bordados e aplicações nas criações femininas. A masculina é composta por camisas estampadas a mão e outras em silk com imagens do universo popular brasileiro, estampas de xilo sobrepostas com aplicação de cristais e bordados, numa linguagem mais pop.
A dupla Otavio Sampaio e Roney George estreou há três anos atrás no Barra Fashion Bahia com uma coleção inspirada no universo do cangaço e lampião. O sucesso foi tanto que a dupla foi convidada a participar do Innovamoda, em São Paulo. Nessa mesma época nasce a coleção moda praia feita especialmente para uma grife baiana com o título “Sertão & Mar”.
Os biquínis ganharam as estampas de Maria Bonita e as flores típicas do sertão. As sungas também receberam o tratamento semelhante com a valorização da figuras masculinas do cangaço. No ano passado, mais uma vez, a organização do Barra Fashion Bahia convidou a dupla a levar à passarela as novidades do universo popular brasileiro.
A coleção “Cordel do Sol, da Flor e da Lua” mostrou referências da literatura e xilogravura de cordel, imagens de época reconstruídas a partir de estudos de manifestações como as romarias. Foi a forma que os estilistas encontraram de identificar os homens e mulheres do sertão nordestino que têm na religiosidade uma tradição. Estes detalhes foram trazidos para a moda praia.
Atualmente a dupla apresenta suas criações no Dragão Fashion, dentro do salão Talentos Brasil. O Dragão é maior evento de moda do Nordeste e acontece em Fortaleza – CE.
No último Barra Fashion Bahia/ Oi Fashion Tour, a dupla apresentou um look confeccionado a partir do artesanato de Salvador dentro de um desfile temático e foi destaque no evento. Com as criações na capital mundial da moda, a dupla alça novos vôos que prometem trazer bons frutos para estes talentosos criadores. A moda baiana agradece.
Aldo Clécius é jornalista, correspondente do Moda Brasil na Bahia, concluinte da pós-graduação Moda e Comunicação On Line na Anhembi Morumbi e coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Moda da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário