segunda-feira, 20 de junho de 2011

Alguns perigos de higiene na nossa cozinha

Alguns perigos que ameaçam a higiene da nossa cozinha kidas tenham todas estas dicas em conta e eu garanto que vão se sentir melhor nas vossas cozinhas,beijo e bom fim de semana.

0ieuynwa

Ovos
Você sabia que, ao contrário do que fazem 90% das pessoas, não se pode guardar os ovos na porta da geladeira?
- A porta da geladeira tem uma variação de temperatura muito grande com o "abre-e-fecha". Os ovos têm que ser bem refrigerados sempre, para evitar a bactéria salmonela, que pode estar dentro da gema - explica Roberto Figueiredo.
Segundo ele, a salmonela não modifica o gosto dos ovos, por isso não é possível perceber se o produto está contaminado ou não. Para evitar qualquer problema, não consuma ovos crus ou mal passados.
O especialista alerta ainda para outro problema: o "up take", uma propriedade de absorção que a casca do ovo tem. Quando se lavam os ovos, a casca absorve a água e consequentemente, a sujeira da casca. Por isso, nada de lavá-la.


Esponja
Você só troca sua esponja de lavar pratos quando ela já está esfarelando?
Socorro! A esponja é um dos lugares predilectos dos microrganismos, e deve ser renovada sempre.
- É uma das partes mais contaminadas da cozinha. Se ela for lavada e desinfectada diariamente, dura até 1 semana - alerta Roberto. A receita para desinfectar a esponja é 2 colheres de sopa de água sanitária em 1 litro de água. Deixe-a de molho por 5 minutos, seque-a com um pano limpo e guarde-a em local seco.


Refrigeração e descongelamento

Lugar de comida pronta é na geladeira. Deixar os alimentos na panela por horas e horas pode ser um risco para a saúde.
- É falsa a idéia de que é proibido colocar alimento quente na geladeira.
No entanto, depois de sair do fogo ou forno, pode-se esperar até duas horas do lado de fora pois o calor impede a contaminação. Ao colocar na geladeira, o recipiente deve estar descoberto para o vento gela do roubar o calor do alimento. Após o resfriamento, pode tampar - ensina o
especialista.
O descongelamento de peças como carne, peixes e frango deve sempre ser feito dentro da geladeira. Deixar em cima da pia é uma porta aberta para os microrganismos. Na pressa, o jeito é colocar o alimento em um saco plástico, mergulhá-lo em uma bacia com água e trocá-la a cada 30 minutos. Ou então, usar o forno microondas.


Forno microondas
Por falar em microondas, é preciso fazer um pequeno teste mensalmente para verificar se ele está com problema de vazamento de radiação, o que pode causar problemas como catarata. O procedimento é simples: coloque meio copo de água no forno e duas maçãs do lado de fora, uma sobre o aparelho, e outra na frente da porta. Ligue-o por três minutos. Depois, corte as maçãs
ao meio. Se algum ponto das frutas estiver cozido, é sinal de que há vazamento. Leve o forno correndo para a assistência técnica!


Hortaliças e palmito
Muita gente lava as hortaliças e guarda na geladeira. Só que elas têm aquela mesma propriedade "up take" da casca do ovo, explicada ali no item 1. Por isso, o certo é tirar os vegetais do plástico do mercado, colocar em outro saco e guardá-los por 2 horas na parte menos fria (a gaveta de baixo) da geladeira. Depois, lave as folhas em água corrente e deixe por 5 minutos em uma mistura de 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária.
Após esse tempo, pode enxaguar ou não, e colocar de volta na geladeira ou servir.
O palmito é um dos maiores agentes do botulismo. Por isso, antes do consumo, ele deve ser fervido.


Mel e leite
Crianças menores de 1 ano de idade não podem comer mel.
- Até essa idade, os bebés não têm resistência pois seus corpos ainda não têm bactérias. Cerca de 16% do mel brasileiro tem uma bactéria chamada clostridium, que não faz mal a crianças e adultos, mas pode até matar um bebé de menos de 1 ano de idade - alerta Roberto.
Já o leite não deve ser fervido, senão perde seu valor nutritivo com a Desnaturação das proteínas. Você pode esquentá-lo, mas quando aparecer um vaporzinho sobre ele, conte quatro minutos e desligue o fogo.


Panelas
Não devem ser areadas, pois dessa forma você pode tirar o produto anti-aderente, ou o óxido de protecção das panelas de aço inox. Os fragmentos da panela de alumínio podem até causar mal de alzheimer e parkinson. O modo certo de limpá-las é com água e sabão. Se ficar alguma
mancha, seque a área, jogue pó de café e retire com um papel absorvente.


Outros utensílios
Lixeirinha em cima da pia da cozinha é entregar o ouro ao bandido. Retire-a dali imediatamente!
As tábuas de cortar carne devem ser, de preferência, de plástico, mas não duram para sempre. Troque quando perceber que já foram muito usadas.
Você fecha o pacote de biscoito , o saco de arroz e de café com o mesmo pregador de roupa que usa no varal? Cuidado! A exposição do objeto ao ar livre e depois seu contato com alimentos é arriscado. - Mas se o pregador é novinho e usado somente para fechar embalagens, não há problema.

domingo, 19 de junho de 2011

Mulheres multifuncionais

 

Os diversos papéis que as mulheres desenvolvem pode gerar estresse e obesidade

mulheres multifuncionais 300x200 Mulheres multifuncionais

Quem já não conhece uma amiga, vizinha, irmã que vive correndo contra o tempo, ou mesmo você, estressada, sem tempo para cuidar de si mesma?

Com a entrada da mulher no mercado de trabalho, acabou somando mais uma identidade entre os seus diversos papéis desempenhados por elas diariamente.

 

O despertador toca pela manhã, caímos da cama, e correndo nos arrumamos, tiramos filhos da cama, de olho no relógio, onde os ponteiros parecem estar caminhando rapidamente. Enfrentamos o congestionamento, deixamos os filhos na escola, e chegamos no trabalho já cansadas. Em cima da mesa papéis, e muitos e-mail na caixa de entrada para responder. Estresse total!

No meio desse turbilhão de emoções e responsabilidades, o estresse gerado pelas múltiplas atividades, o corpo pede socorro, pois o sedentarismo em conjunto com uma má alimentação, pode levar a um quadro de obesidade.

Porém temos dificuldades em organizar nosso tempo, e abrir uma brecha para podermos respirar, e até mesmo fazer nada, com o objetivo de se desligar por algumas horas e olhar somente para si mesmo.

Segundo Lucia Malagris no livro O estresse está dentro de você, é preciso reconhecer seu padrão de comportamento, identificar as características presentes, refletir sobre os efeitos deste padrão para sua qualidade de vida e o que você pode estar perdendo, experimentar o desejo de mudar e efetivamente mudar.

Faz-se necessário uma reavaliação do seu contexto de vida para que se encontre um equilíbrio entre o trabalho e as atividades que lhes proporcionam prazer, para que desta forma, possam alcançar equilíbrio com momentos de alegria, com trocas afetivas com família e amigos, deixando a comida como um momento necessário em nosso dia a dia, mas não como o prato principal.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Como matar mosquitos e pernilongos de forma ecologicamente correta

Ao invés de usar venenos, você pode acabar com os mosquitos e pernilongos de uma forma ecologicamente correta sabia? Basta seguir os passos abaixo.
Recebemos essa dica através de nosso email, porém não sabemos a quem dar os créditos.
O que você vai precisar:
200 ml de água,
50 gramas de açúcar mascavo,
1 grama de levedura (fermento biológico de pão, encontra em qualquer
supermercado ) e 1 Garrafa Plástica de 2 Litros.
Como fazer:

1. Corte uma garrafa de plástico (tipo PET) ao meio. Guarde a parte do
gargalo.

2. Misture o açúcar mascavo com água quente. Deixe esfriar. Depois de frio
despejar na metade de baixo da garrafa.

3. Acrescentar a Levedura . Não há necessidade de misturar. Ela criará
dióxido de carbono.

4. Colocar a parte do funil, virada para baixo, dentro da outra metade da
garrafa.

5. Enrolar a garrafa com algo preto, menos a parte de cima, e colocar em
algum canto de sua casa.

Em duas semanas você vai ver a quantidade de pernilongos e mosquitos que
morreu dentro da garrafa.

Além da limpeza de suas casas, locais de reprodução de pernilongos e
mosquitos, podemos utilizar este método utilíssimo em escolas, creches,
hospitais, residências, sítios, chácaras, fazendas, floriculturas, etc. Conte a seus amigos e parentes.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Mulheres Planejadoras

 

As planejadoras falam menos e observam mais, gostam de manter uma rotina e são excelentes pacificadoras

mulheres planejadoras Mulheres Planejadoras

Nesta semana falaremos do terceiro Perfil de Mulher: Mulheres Planejadoras.

Como são Essas Mulheres?

Mulheres planejadoras são estáveis e pacientes. Tendem a ser apaziguadoras e conciliatórias. Num ambiente são as que falam menos e observam mais, normalmente são calmas e diplomáticas. De natureza estável, gostam de manter uma rotina e regularidade.

 

Num projeto podem ter sua velocidade questionada, mas embora não tenha uma “arrancada”, sua estabilidade e consistência fazem com que o projeto comece e termine num ritmo constante e sem muitas irregularidades.

Nos relacionamentos são excelentes ouvintes e amigas leais. Não gostam muito de conflitos e são excelentes pacificadoras. Valorizam a vida em família e o convívio com amigos.

O que elas precisam desenvolver?

Se você é uma mulher planejadora, observe se o seu ritmo está adequado à demanda. Em determinado momento precisamos planejar menos e agir mais. Velocidade é um dos indicadores de uma profissional de sucesso, e claro, velocidade sem abrir mão da qualidade.

Como sua natureza reluta às mudanças, é necessário que você compreenda que o mundo está cada vez menos estável e mudar deixou de ser opção para ser item obrigatório de sobrevivência. Fique tranquila, mudar pode ser bom e você se surpreenderá com o seu próprio crescimento.

Como lidar com uma Mulher Planejadora

O que fazer?

  • Estabelecer um diálogo claro e lógico do que se espera. Planejadoras precisam de comunicação clara e bem detalhada. Informações precisas e coerentes são fundamentais para o bom desempenho.
  • Valorize sentimentos e use palavras de incentivo. Planejadoras valorizam como ninguém o relacionamento com pessoas e o que elas oferecem. Seja leal e crie um ambiente seguro.
  • Dentro do possível, ofereça um ritmo de trabalho estável e constante. Conduzi-la à especialização pode aumentar seu desempenho.
  • Líderes amigáveis que oferecem apoio ganham a adesão e lealdade do perfil planejador. Lideranças democráticas, motivadoras que exercem autoridade pelo ensino e influência e não pela força, conseguem excelentes resultados com mulheres planejadoras.

O que não fazer?

  • Falta de apoio e intolerância. Mulheres planejadoras precisam sentir-se compreendidas e aceitas. A intolerância pode fazer com que você perca pra sempre a adesão de uma planejadora. E detalhe: Você dificilmente ficará sabendo disso.
  • Mudanças bruscas e ambientes extremamente voláteis podem paralisar ou desmotivar em demasia. Alterar várias vezes o ambiente físico, a equipe ou até mesmo a liderança pode reduzir o desempenho deste grupo de mulheres.
  • Pressioná-la em demasia. Mulheres planejadoras sabem e atuam bem sobre pressão, desde que ela seja constante e dentro de um patamar não muito elevado. Mais uma vez a falta de previsão pode comprometer os resultados.
  • Inseri-la em um ambiente muito hostil. Pacificadoras natas, as planejadoras se sentem potencialmente desconfortáveis em ambientes com muita agressividade. Discussões entre colegas, mesmo não as envolvendo diretamente, podem afetar o emocional deste perfil.