sábado, 28 de maio de 2011

Cada um no seu quadrado

Conheça os perfis comportamentais, uma excelente ferramenta de gestão de pessoas e da própria vida


cada um seu quadrado 300x200 Cada um no seu quadrado
Por incrível que pareça, até músicas extremamente populares e de cunho artístico duvidoso podem ter sua sabedoria. Aqui estou eu, começando meu dia e pensando no refrão: Ado aado cada um no seu quadrado…
Pois é. Cada pessoa tem seu quadrado e no mundo corporativo é melhor identificá-lo o quanto antes. Estou falando dos Perfis Comportamentais.
publicidade
Segundo a metodologia Profiler, definimos os quatro perfis em Executor, Comunicador, Planejador e Analista. Proponho um exercício: Pense no seu trabalho, na sua equipe e tente colocar cada companheiro de trabalho no seu quadrado. Sim, aqui você pode colocar cada um no devido seu lugar!
O primeiro quadrado é o dos comunicadores. Sabe aquelas pessoas, entusiasmadas, amigáveis? Pessoas que gostam de contar histórias, são otimistas, mantém o escritório rigorosamente desorganizado e estão sempre gesticulando e sorrindo com os olhos.
Conseguiu identificar? Se ainda precisa de ajuda, pense no colega que sempre chama atenção nas festas e está sempre cercado de pessoas. Este é o comunicador.
Agora pense naquele colega líder, que toma a frente das coisas, normalmente se envolve com causas. Ele está sempre fazendo muitas coisas, com pressa e atrasado, é impaciente, impulsivo tenta tomar conta de tudo, é direto ao falar e mantém contato visual firme. Normalmente é o que vibra com cada desafio e mergulha neles de corpo e alma até conseguir o melhor resultado. Conseguiu identificar? Você acaba de descobrir que tem colegas executores.
Agora preste atenção: procure um colega mais reservado, pacífico, calmo, sempre disposto a ajudar. Aquela pessoa diplomática que pode ter um ritmo lento e reações mais demoradas. Este colega é um bom ouvinte e mantém a mesa bem organizada.
Achou? Estes são os queridos planejadores. Mas antes que você o eleja como o Perfil do ano, cuidado. Planejadores são vulcões que demoram a entrar em atividade, mas quando acontece, é melhor não estar por perto!
Agora só falta um quadrado. Este é silencioso, organizado metódico e perfeccionista. Tende a evitar o contato visual, Pode parecer “frio”, pouco expressivo, possui um questionamento preciso e lógico. Possuem poucos mas bons amigos e costumam ser muito leais, ao ponto do auto sacrifício. São pessoas sensíveis, calmas e prontas a organizar sua vida. Acabamos de identificar um analista.
Pronto. Agora que você já identificou os quatro perfis e os colocou nos devidos quadrados. É bom lembrar-se que as pessoas não podem ser enquadradas em apenas um perfil comportamental. Normalmente elas possuem dois perfis predominantes e rótulo nunca é bom.
Conhecer o perfil comportamental das pessoas é uma excelente ferramenta de gestão de pessoas e Gestão da própria vida! Você pode trabalhar o aumento de performance, Gestão de conflitos, Coaching e PDI.


Como é o atendimento na sua empresa?

Relato de um cliente mal atendido

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Anunciar é o segredo do sucesso

Não adianta ter o melhor produto, o melhor atendimento, o melhor preço e a melhor instalação (loja), se não anunciar, seu negocio deixará de existir logo logo!
Assista

Anuncie no site: www.loja.cc

terça-feira, 24 de maio de 2011

Mulheres Executoras

Se você gosta de fazer várias coisas ao mesmo tempo, adora desafios e não se incomoda em viver sob pressão, este pode ser o seu perfil

mulheres-executoras-300x200 Hoje o artigo será curto e objetivo. Afinal, mulheres executoras agem desta forma.

Como são essas mulheres?
Mulheres executoras precisam mais do que ninguém de desafios e autonomia. São ousadas e sabem muito bem onde querem chegar. São competitivas e desbravadoras. Tem familiaridade com argumentos racionais e possuem uma energia extraordinária. Rápidas e objetivas, elas suportam muito bem o viver sob pressão. Gostam de fazer várias coisas ao mesmo tempo e sempre se envolvem em vários projetos, por isso costumam estar sempre apressadas ou até mesmo atrasadas.
Extrovertidas tendem a tomar frente de todos os projetos e assumem a liderança rapidamente. Não se intimidam diante de um conflito, têm argumentos rápidos e precisos. Essas mulheres logo ganham visibilidade pela ousadia e resultados alcançados.
publicidade
O que elas precisam desenvolver?
Como nenhum perfil é perfeito, mulheres executoras precisam entender que um bom líder precisa saber ser liderado antes de liderar. Precisam aceitar que nem todas as pessoas vivem no mesmo tempo que elas e que um pouco de paciência e tolerância com o outro não faz mal a ninguém.
Desenvolver a empatia também é fundamental para não se tornar uma pessoa isolada. É importante observar que o fim é fundamental, desde que os meios sejam legítimos para ela e para as pessoas que a cercam. Em tempo; priorizar um pouco mais a família e os amigos pode fazer muito bem para a executora.
Como lidar com uma Mulher Executora
O que fazer?
  • Dê autonomia para que ela alcance os resultados. Executoras precisam de um ambiente onde tenha controle e prestígio;
  • Tenha foco nos negócios, trabalhe de forma objetiva e firme e ofereça alta carga de trabalho e desafios;
  • Reconheça e evidencie seus resultados e cases de sucesso. Certamente ela trabalhará firme para que o próximo case seja ainda melhor.
O que não fazer?
  • Ser muito detalhista e pouco objetivo. Nada mais chato e irritante para uma mulher de perfil executor que uma longa conversa cheia de detalhes e voltas;
  • Dar-lhe muitas regras. Executoras produzem melhor em ambientes onde paradigmas possam ser quebrados e criados, por ela é claro…
  • Criar um ambiente rotineiro e lento. Essa é de adoecer! Rotina e lentidão para uma executora é tédio ou úlcera na certa!